São três finais de semana de muita folia e festa na cidade
Com a expectativa de atrair o maior número de foliões na história de Campo Grande, a ABC do Carnaval (Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande) lança o calendário oficial do carnaval de blocos de rua da Capital sul-mato-grossense. As ações dos blocos associados começam no dia 22 de fevereiro e terminam no dia 8 de março.
A expectativa para 2025 é atrair mais de 100 mil foliões para a avenida, o maior público da história. O carnaval de rua de Campo Grande entrou para o calendário oficial de festividades de Mato Grosso do Sul e consolidou-se como a segunda maior festividade do Centro-Oeste, atrás apenas da folia em Brasília.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDLCG) também está otimista em relação a festa prevê que hotéis, bares, restaurantes, lojistas e toda cadeia produtiva possa se beneficiar com a festa em 2025. De acordo com a entidade, o carnaval de Campo Grande movimentará em torno de R$ 24 milhões, um aumento de 15% a 20% em relação à movimentação econômica de 2024. Ela pontua que desde 2022 observa-se um forte movimento de foliões vindos de várias partes do Estado para Capital, que oferece lazer e diversão gratuitamente para todos os públicos.
Para o presidente da ABC do Carnaval e diretor do Bloco Capivara Blasé, Vitor Samudio, os blocos nos últimos meses vêm dialogando com o poder público, apresentando o potencial social e econômico para a cidade e para o estado e se preparando para receber os foliões. “O Carnaval não começa no dia antes da folia, são meses de diálogo, de preparação e reuniões para que todos que integram a associação realizem a festa da melhor maneira possível. Os últimos meses foram desafiadores e tenho a certeza que estamos preparados para fazer o maior carnaval da história de Campo Grande”, afirma Vitor.
Parceiros do Carnaval de Campo Grande
Desde 2024, a ABC vem dialogando com parceiros e agentes públicos para fortalecer o carnaval em Campo Grande em 2025. A entidade se reuniu com os deputados federais Beto Pereira e Camila Jara, com os vereadores Luiza Ribeiro e Jean Ferreira, com o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, e com o secretário executivo da Cultura, Valdir Gomes.
Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande
A ABC (Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande) foi criada no dia 23 de julho de 2024 com a presença e ratificação de dez blocos que atuam no carnaval de rua da cidade. São eles: Cordão Valu, Capivara Blasé, Farofolia, Farofa com Dendê, Forrozeiros MS, IPA Lê Lê, Bloco do Reggae, Nada Sobre Nós Sem Nós, Só Love e o Bloco As Depravadas.
Confira o calendário:
22 de fevereiro
Bloco As Depravadas – Bar do Zé, na Barão do Rio Branco, 1213, às 9 horas
Farofa com Dendê – no Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 14 horas
28 de fevereiro
Bloco do Reggae – no Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 16h20
Bloco Farofolia – na Esplanada Ferroviária, na Rua Doutor Temístocles, às 16 horas
Bloco Só Love – na Esplanada Ferroviária, na Rua General Melo, às 16 horas
Bloco Nada Sobre Nós Sem Nós – na Arena do Horto Florestal, às 16 horas
1 de Março
Bloco do Reggae – no Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 15 horas
Cordão Valu – Esplanada Ferroviária, às 15 horas
Bloco Ipa Lelê – Na Avenida Mato Grosso, entre a Calógeras e 14 de Julho, às 16 horas
2 de março
Bloco Capivara Blasé -na Esplanada Ferroviária, às 14 horas
3 de março
Bloco Capivara Blasé -na Esplanada Ferroviária – 14 horas
Bloco Ipa Lelê – Na Avenida Mato Grosso, entre a Calógeras e 14 de Julho – 16 horas
4 de março
Cordão Valu – Esplanada Ferroviária – 15 horas
8 de março
Bloco dos Forrozeiros MS – Esplanada Ferroviária, na Rua Doutor Temístocles, às 17 horas
Fonte: Daniel Campos | Foto: Divulgação