Campo Grande-MS
quarta-feira, 5/02/2025

No silêncio de um clique, histórias interrompidas encontram eco no Memorial Virtual “Dias Sem Elas”, espaço disponível no site da campanha #TodosPorElas, em homenagem às vidas de mulheres vítimas do feminicídio. Com o lema “Contra o Esquecimento, Pela Memória das Vidas”, o memorial busca refletir e conscientizar sobre uma das mais cruéis formas de violência de gênero.

O memorial foi concebido com o intuito de evocar a memória para transformar a realidade. Com dados de feminicídios ocorridos a partir de 2024, destaca-se o impacto devastador que a ausência dessas mulheres provoca na sociedade. Cada nome, cada história contida no memorial se constitui em um apelo para que a luta contra o feminicídio seja encarada como um dever coletivo.

Para a administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), sob presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins, o espaço não é apenas um memorial, mas um marco na luta contra a violência de gênero. O presidente reforça que cada número tem um rosto, uma história e uma ausência que dói na família, nos amigos e na sociedade como um todo. “É um convite à ação, à sensibilização e ao compromisso com a vida das mulheres”, destacou o desembargador.

O memorial foi elaborado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, que tem a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva como coordenadora. Ele consolida o papel do Tribunal no enfrentamento à violência de gênero. Para a desembargadora, o espaço é uma ferramenta essencial para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade urgente de eliminar o feminicídio, fomentar políticas públicas, e invocar a responsabilidade de todos acerca desta impactante e triste realidade.

“É preciso dar voz às mulheres vítimas de feminicídio. Este memorial é um alerta para a sociedade e mantém presente a história dessas mulheres para que não sejam esquecidas, e assim, reafirmamos nosso compromisso com o fim da violência contra a mulher em todas as suas modalidades, de forma especial o feminicídio, que retira o bem jurídico mais importante que temos, a vida”, afirmou a desembargadora.

Um Convite à Reflexão – Além de registrar números alarmantes, o Memorial “Dias Sem Elas” propõe uma reflexão profunda sobre o tempo de ausência dessas mulheres. Cada história registrada é uma lembrança de que a luta contra o feminicídio não pode esperar, para que a memória dessas mulheres, vítimas de feminicídio, venha a se constituir esperança na construção de um futuro em que a violência de gênero não tenha mais lugar.

Acesse o Memorial Dias sem Elas e conheça mais sobre essa importante iniciativa. (https://www5.tjms.jus.br/todosporelas/)

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.br