O Sesi MS, em parceria com o Cempe (Comitê Empresa-Escola), lançou o programa Hub de Talentos, uma iniciativa para aproximar os estudantes do Fundamental ll e Ensino Médio do mundo do trabalho, por meio de um programa estruturado de mentoria de carreira. O lançamento ocorreude maneira online, com os integrantes do Cempe, representantes de instituições de ensino e do setor produtivo.
Segundo o superintendente do Sesi MS e vice-presidente do Cempe, Régis Borges, os dois lados serão beneficiados, estudantes e indústrias. “O objetivo é ajudar os jovens a fazerem escolhas mais conscientes sobre seu futuro profissional, ampliar o leque de possibilidades de carreira e apoiar o desenvolvimento de competências. Dessa forma, a ideia também é promover o engajamento direto da indústria na formação desses talentos, contribuir com o próprio desenvolvimento dessas empresas, ao fomentar uma nova geração de profissionais mais preparados, conectados com as demandas reais do setor produtivo”, esclareceu.
A mentoria será totalmente online, com encontros bimestrais, em grupos de até 10 alunos por mentor. Ficará disponível para todos os estudantes do Fundamental ll e Ensino Médio da Rede Sesi, de forma voluntária. A estrutura do programa ainda inclui um design de carreira conduzido pelos professores da disciplina Projeto de Vida, e um escritório de carreira em cada escola para suporte contínuo.
O grande diferencial do projeto é que os mentores não serão professores, mas sim profissionais das indústrias, gente que está no dia a dia das profissões. Borges acredita que eles possuem repertório, visão sistêmica e habilidades únicas por já estarem inseridos no mercado como referência. “Esses profissionais têm experiência prática no mercado, atuam diretamente nas áreas que interessam aos alunos e podem oferecer orientação realista e inspiradora. Eles conhecem as demandas do setor produtivo e podem ajudar os estudantes a enxergar com clareza os caminhos possíveis”, concluiu.
Depois do lançamento oficial, o próximo passo será o credenciamento de mentores. Após a seleção e validação dos profissionais inscritos, todos os mentores passarão por uma capacitação específica. Os encontros de mentoria com os alunos estão previstos para começar a partir do segundo semestre de 2025.
Serviço – As indústrias interessadas em participar do programa podem indicar profissionais de suas equipes para atuarem como mentores voluntários. Basta preencher o formulário https://bit.ly/hubdetalentos-sesims
Fonte: Comunicação e Marketing Fiems