Campo Grande-MS
quarta-feira, 30/04/2025

Para integrar e facilitar o acesso ao distrito de Porto Esperança, em Corumbá, o Governo do Estado construiu duas pontes sobre o córrego Mutum e a vazante Margarida, que encurtou a distância e possibilitou melhoria na qualidade de vida dos moradores da região.

Antes da obra, o trajeto até a cidade era feito de balsa, primeiro até Porto Morrinho, na ponte sob o Rio Paraguai e só então os moradores terminavam de chegar a Corumbá (via terrestre). Mas desde a conclusão da obra, a facilidade de acesso até a cidade é comemorada pelos moradores de Porto Esperança.

Para antigas e novas gerações, a ligação da região até a rodovia BR-262, muda a realidade local e possibilita melhoria na qualidade de vida de quem vive em Porto Esperança, com acesso fácil as demais localidades, a atendimento médico, entre outras coisas.

A obra das pontes em Porto Esperança recebeu mais de R$ 15,4 milhões em investimentos e foi oficialmente inaugurada pelo governador Eduardo Riedel, no dia 13 de fevereiro deste ano, durante solenidade realizada em Corumbá.

“Investimentos em infraestrutura tem o propósito de atender as pessoas. As demandas são muitas e o Estado tem que traduzir todo esse momento de crescimento em bem-estar das pessoas. Quando a gente fala de crescer sem deixar ninguém para trás, é o papel do Estado”, disse Riedel.

As novas estruturas de concreto contribuem com o acesso ao distrito de Porto Esperança, que uma comunidade de pescadores e ribeirinhos. O pequeno povoado às margens do Rio Paraguai, também ganhou a nova estrada de acesso, que chega a BR-262, um percurso 11,2 quilômetros.

“A obra no Porto Esperança representa um marco estratégico para o desenvolvimento da região. Estamos investindo em infraestrutura que vai muito além do asfalto. Estamos conectando pessoas, fortalecendo a produção local e abrindo caminho para o crescimento”, afirmou o secretário Guilherme Alcântara, da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística).

Estrada Acesso a Porto Esperança Corumbá Foto Saul Schramm

A estrada e as pontes também são importantes acessos a região produtora, para organização logística e integração.

“Com a implantação, pavimentação e restauração de rodovias, estradas vicinais e pontes, garantimos um acesso mais seguro e eficiente as regiões que concentram grande volume de tráfego e atividade produtiva. Além disso, ao organizar a logística e integrar os diferentes modais de transporte, criamos vantagens competitivas e regionais que impulsionam o desenvolvimento econômico e social. Essa é uma obra que beneficia o presente e prepara toda a região para o futuro próspero”, disse Alcântara.

Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul | Por: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom