Campo Grande-MS
domingo, 24/11/2024

O evento que reúne jovens de toda a Diocese neste domingo em Campo Grande, é marcado pela fé e mensagem de cuidado com a saúde mental

A abertura da JDJ 2024 teve a participação do governador de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama Mônica Riedel, Durante sua fala, o governador destacou a importância de eventos como este para a juventude e parabenizou a Arquidiocese de Campo Grande pela iniciativa.

“Estão todos de parabéns! Esperamos que aproveitem bem este domingo de fé. Então, não só a Arquidiocese, mas os jovens também estão de parabéns,” pontuou Eduardo Riedel, enfatizando a relevância do encontro para a promoção da espiritualidade e do protagonismo juvenil.

A presença do casal reforçou a valorização de ações que incentivam o crescimento pessoal e espiritual da juventude sul-mato-grossense.

A celebração começou de forma emocionante com a entrada da Cruz da Jornada, símbolo central do evento, carregada por jovens representantes das paróquias da Arquidiocese. A Missa foi presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande, que, em sua homilia, fez um forte apelo sobre a importância de acolher e cuidar da saúde mental dos jovens.

“A Jornada não é apenas um momento de celebração, mas também de escuta e apoio mútuo. Precisamos olhar com carinho para as dores e os desafios que nossos jovens enfrentam, oferecendo esperança e fé como resposta. O estado do Mato Grosso do Sul já esteve em segundo lugar no ranking nacional em proporcionalidade de pessoas com intenção e que concluíram o suicídio. Isso atinge desde crianças até idosos, dos 9 aos 90 anos. Pessoas estão desistindo da vida! Eu brinco com nossos jovens: meninas bonitas como você estão desistindo de viver. E quando vemos um jovem saudável desistindo de viver, todos nós podemos nos engajar em uma luta de prevenção ao suicídio.

Em primeiro lugar, precisamos saber acolher, ouvir e não julgar. Também é essencial buscar formação para agir com eficácia. Em breve, vamos lançar um curso sobre prevenção ao suicídio para que todos possamos ser anjos na vida de quem precisa,” destacou Dom Dimas, emocionando os presentes.

Ao final da celebração, o referencial arquidiocesano da Pastoral Juvenil, padre Linniker Matheus, foi homenageado pelos jovens por sua dedicação e liderança. Durante a homenagem, ele foi chamado oficialmente à coordenação da Pastoral Juvenil, reforçando seu compromisso com a evangelização da juventude.

Outro destaque foi a preparação para a Eucaristia. A Coordenação Diocesana dos Ministros Extraordinários da Comunhão informou que cerca de 1.900 hóstias estavam disponíveis para atender a grande demanda do evento.

A JDJ 2024, tem programação agendada até às 18h40 deste domingo (24) e desde o amanhecer, o clima era de grande expectativa para abertura às 07h30. Jovens de todas as paróquias, incluindo representantes das comunidades do interior, compareceram em peso. Entre eles, estavam os jovens do Santuário Diocesano São Judas Tadeu, que, animados, acordaram às 5 horas da manhã para participar da JDJ. Logo na abertura dos portões, às 7h30, uma multidão já aguardava ansiosamente para entrar e vivenciar este dia repleto de espiritualidade, alegria e comunhão.

Programação Oficial da JDJ 2024

A Jornada, que celebra o tema “Acolhimento e valorização da vida”, conta com uma programação extensa e diversificada:

  • 7h30 – Abertura dos portões
  • 8h00 – Cerimônia de Abertura
  • 8h30 – Santa Missa
  • 10h30 – DJ Roony / Festa das Cores
  • 12h00 – Rise-up 1 – Priscila Camargo
  • 13h00 – Rise-up 2 – Pe. Gabriel Ribeiro
  • 14h00 – Colo de Deus
  • 15h30 – Rise-up 3 – Pe. Linniker Matheus
  • 16h30 – Diego Fernandes
  • 17h30 – Fraternidade São João Paulo II
  • 18h40 – Adoração Eucarística

Fonte: Comunicação, Pastoral Santuário São Judas Tadeu