Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e do IHGMS
Pioneiros da emancipação de Dourados. Em pé: Raul Muzzi, Feliciano Vieira Benedetti, Atilio Torraca, Luiz A.Leão, Esthon Marques, João Vicente Ferreira (o primeiro prefeito), João Cândido Câmara, Marcos Fioravante, José Fernandes Júnior eAlberto Fernandes de Carvalho. Sentados: Mandacaru de Araujo, Firminio Vieira de Matos, Waldomiro Correa (representante do Governador), Onofre de Matos Pereira, Francisco de Matos Pereira e José de Matos Pereira (Juca Matos) |
Criado em 20 de dezembro de 1935, por ato do governador Mário Correa, é oficialmente instalado o município de Dourados, com a posse de seu primeiro prefeito, o coronel João Vicente Ferreira, conforme ata a seguir:
Aos vinte e dois dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e trinta e seis pelas vinte horas, nesta Vila de Dourados, na sala digo, numa das salas da casa designada para a Prefeitura, reunidos o Presidente e Membro do Diretório Coligado cidadãos Cel. Firmino Vieira de Matos, Cel. João Vicente Ferreira, Coronel João Rosa Goes, Doutor Nelson de Araújo, Major Onofre de Matos, Major Luiz Alves Leite, Capitão Apulcro Viana e João Cândido da Câmara; secretário do referido Diretório; perante grande assistência em que se contavam o Capitão Feliciano Vieira Beneditti, representante do Ilustríssimo Senhor Waldomiro Correa digníssimo Chefe de Polícia deste Estado, Coronel Álvaro Brandão representante do Diretório Evolucionista do Município de Ponta Porã, Coronel Manoel Ferreira de Lima Prefeito do Município de Maracaju, Senhores Rafael Perez Filho e Clovis Ferreira Azambuja do Diretório Evolucionista de Maracaju, Senhor Lírio Borges prefeito do Município de Entre-Rios, Coronel Antonio Alves Correa Presidente do Diretorio Coligado e Tenente Francisco Fernandes dos Santos Delegado de Polícia do referido Município, Doutor Izidro Francisco Varella e senhores José Alves Marcondes, Domingos Alves Marcondes, Antonio Cândido e João Gonzaga representantes do Distrito de Paz de Vista Alegre; Capitão Antonio Ignácio Teixeira representante do Sub-Diretório Evolucionista do Distrito de Paz de Santa Luzia, e grande número de senhoras senhoritas e cidadãos que comigo assinam esta ata; pelo senhor Coronel Firminio Vieira de Matos foi instalado este Município criado pelo Ilm° Senhor Doutor Mario Correa da Costa por decreto n° 30 de 23 de Dezembro de 1935.
Após a referida instalação o senhor Coronel Firminio Vieira de Matos deu posse ao senhor Prefeito Coronel João Vicente Ferreira nomeado por ato n° 734 de 24 de Dezembro de 1935.
O que para constar mandou o senhor Presidente lavrar a presente ata, que vai por todos assinada.
FONTE: Marli Carvalho Owens, Mattos A Saga de uma Família, edição da autora, Dourados, 2000, página 51.
LIVRO GRÁTIS!
HISTORIA DA FUNDAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, de Sergio Cruz
Promoção cultural deste site, de incentivo ao conhecimento de nossa História. Um flipbook, totalmente gratuito. Tempo limitado. CLIQUE AQUI e saiba como baixar o seu exemplar.