Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e do IHGMS
A Sociedade Abolicionista Corumbaense publica, em 22 de maio de 1888, anúncio convocando a população para ato de comemoração à assinatura da Lei Áurea que a 13 de maio, extinguiu a escravidão humana no Brasil:
“SOCIEDADE ABOLICIONISTA CORUMBAENSE – A diretoria desta sociedade convida a todos os sócios e abolicionistas em geral a comparecerem em casa do vice-presidente Luiz Esteves no dia da chegada do paquete às seis horas da tarde para tomarem parte nos festejos que se hão de realizar em regozijo pela extinção dos escravos no Brasil; outrossim convida a mesma diretoria a todos os habitantes desta cidade, para que na noite em que se realizar o programa da festa da liberdade iluminem as frentes de suas casas.
PROGRAMA
1° – A Sociedade abolicionista subirá da casa de residência do vice-presidente e dirigir-se-á à casa da Câmara Municipal.
2° – Far-se-á a entrega do arquivo da sociedade à mesma ilustríssima Câmara, e entregues serão também na mesma ocasi~]ao os objetos oferecidos por senhoras de Montevideo em benefício à escravidão, os quais são agora destinados pela diretoria \á casa de caridade de Corumbá.
3° – Seguir-se-á depois em MARCHE FLAMBEAUX às residências dos Srns. Dr. Juiz de Direito, coronel comandante da Fronteira, Dr. Juiz Municipal e aos consulado.
4º – Percorridas todas as ruas da cidade estarão terminados os festejos e com estes a missão da Sociedade Abolicionista Corumbaense.
Corumbá, 22 de maio de 1888. A DIRETORIA.
O paquete, com a notícia oficial da sanção da Lei Áurea chegou a Corumbá em 27 de maio.
FONTE: Oasis (Corumbá), 27 de maio de 1888.
LIVRO GRÁTIS
HISTORIA DA FUNDAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, de Sergio Cruz
Promoção cultural deste site, de incentivo ao conhecimento de nossa História. Um flipbook, totalmente gratuito. Tempo limitado. CLIQUE AQUI e saiba como baixar o seu exemplar.