sábado, 29/06/2024

O deputado e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa (PSDB), informou nesta manhã (26), durante a sessão plenária, o início do funcionamento da fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo. “Queria comemorar com a ALEMS, todos os senhores e senhoras deputadas, e fazer um anúncio importante, neste momento, em nossa querida cidade de Ribas do Rio Pardo, a Suzano virou a chave”, relatou.

“É uma conquista do ex-governador Reinaldo Azambuja, que teve sua sequência com o Governador Riedel [PSDB], com a nossa Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação [Semadesc], que foi buscar a Suzano para se instalar em Ribas. Começa a funcionar e acho que é o maior investimento privado do Brasil nesse momento, que é feito em Mato Grosso do Sul”, detalhou Paulo Corrêa.

Paulo Corrêa também explicou que existe um acordo entre o Governo do Estado e a indústria, para operação experimental nos primeiros dias do funcionamento da fábria. “De hoje até o dia 10 de outubro, a fábrica irá atuar em operação experimentalmente. Mesmo não sendo oficial, já começou a funcionar. E pelo tamanho do projeto, a gente passa e verifica que, aparentemente, Ribas do Rio Pardo parece menor que a fábrica da Suzano”, ressaltou.

“O gigante [Ribas do Rio Pardo] acordou. Deixo essa frase aqui parabenizando esta Casa de Leis, pois todo o esforço e incentivo fiscal que foi feito pelo Governo do Estado foi referendado pela Assembleia Legislativa, por nossos deputados e deputadas. Lá vai gerar 3 mil empregos diretos”, concluiu Paulo Corrêa.

O deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP) lembrou o resultado de outros investimentos que tem sido feito em municípios de Mato Grosso do Sul. “Somente nesse mês começou o funcionamento da Neomille, a Inpasa de Sidrolândia passa a receber milho, e agora o funcionamento da Suzano em Ribas do Rio Pardo”, elencou.

O deputado e 2º secretário da Casa de Leis, Pedro Kemp (PT), elogiou a atuação da gestão municipal de Ribas do Rio Pardo.  “Foi um grande desafio a construção da indústria Suzano para a gestão do município de pequeno porte, devido a demanda que muitos trabalhadores trazem em todas as áreas. A população aumentou de um dia para outro, e houve um esforço enorme para dar conta disso, já que a prefeitura deve atender os direitos de cidadania. Anuncio também uma conquista importante para o município, que está implantando a “Tarifa Zero” do transporte no município”, explicou.

Suzano

A empresa é referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, A unidade construída no município de Ribas do Rio Pardo, a 100 quilômetros de Campo Grande, teve investimento de R$ 14,7 bilhões, o que representa um dos maiores investimentos privados em curso no Brasil, e será a maior linha única de produção de celulose do mundo.

AGÊNCIA ALEMS | Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar